Filme O Amante Duplo, Reprodução
O Festival Varilux de Cinema Francês terá mais um edição em Florianópolis entre os dias 7 a 20 de junho. Uma seleção com 20 filmes da cinematografia recente francesa será exibida nas principais salas de cinema de SC. Em Florianópolis, o Paradigma Cine Arte e o Cine Show no Beiramar Shopping terão sessões. Entre os destaques, está o badalado longa O Amante Duplo, último longa de François Ozon. O suspense erótico traz Marine Vacth e Jérémie Rénier nos papéis principais, casal que serviu de inspiração para o cartaz oficial do Festival Varilux 2018.
Jérémie Rénier virá ao Brasil com seu irmão, Yannick Rénier e a atriz Zita Hanrot. A dupla de diretores apresentará o drama Carnívoras, protagonizado por Zita, vencedora do César de Melhor Atriz Revelação em 2016, por Fátima.
O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas já consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês. Entre as produções, destacam-se três filmes da nova geração francesa de cineastas, designada várias vezes pela crítica de “nouvelle guarde”: Custódia (Jusqu’à la garde), de Xavier Legrand, que acompanha a disputa entre um casal pela guarda do filho. O longa foi vencedor do Prêmio de Melhor Direção e Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza. A Excêntrica Família de Gaspard (Gaspard va au marriage), de Antony Cordier, comédia maluca e melancólica sobre o adeus à infância, desejo e tempo. Diane (Diane a les épaules), de Fabien Gorgeart, em que uma mulher concorda em gerar o filho de um casal de amigos homossexuais, abordando com humor e ternura a temática dos novos modelos familiares.
Também obras de jovens cineastas, dois filmes de gênero pouco comuns na França tem como cenário uma Paris pós-cataclismo. Ao mesmo tempo uma sátira social e um filme de zumbis, a longa de Dominique Rocher A Noite Devorou o Mundo (La nuit a dévoré le monde) mostra a cidade invadida pelas criaturas, com um único ser humano tentando sobreviver. Na mesma veia, O Último Suspiro (Dans la brume), do quebequense Daniel Roby, mostra uma família tentando se salvar após uma contaminação química, com Romain Duris no papel principal.