Por Patricia Galelli
Rasgar a capa de um livro. Desvelar as ideias sobre as formas do amor, explorando aquilo que vem antes da fala, o que vem antes da própria pele. Complexidades que a escritora e filósofa Samantha Buglione investiga de maneira poética em Somos instantes (Editora Caseira, 2019). O novo livro de poemas da autora será lançado na quarta-feira, dia 20 de março, às 19h, na Letraria Livros (Multi Open Shopping – Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339 – Rio Tavares).
Segundo livro de Samantha Buglione, Somos instantes é divido em três capítulos. De “Cumulo [nimbus]”, passando pelos temas de “Tempo [real]” e serenando com os poemas de “Calma[ria]”, a escritora passa pelas várias fases de uma história de amor, como as fases de uma tormenta, trazendo poemas de vários tempos, entre 2013 e 2017.
— Todo mundo sabe o que é tormenta de amor, desse ‘amor-tormenta’ que, tal como uma tempestade, chega sem aviso e tem suas fases, então acaba – sempre com um processo de aguçar os sentidos — ressalta a autora.
É o que também transparece nas ilustrações que atravessam o livro. As pinceladas seguem os compassos da tempestade, com imagens que remetem às intempéries no começo e, depois, à calmaria do fim. Ela desperta a sensibilidade do leitor com poemas que transitam do caos da tormenta, onde só um sentimento como o amor pode nos fazer chegar, à calmaria e ao silêncio das nuvens.
Escolhas editoriais e gráficas
O livro de Samantha, com o projeto gráfico pensado em conjunto por Mari Guedes, Samantha Buglione e Gustavo Reginato, traz o íntimo do sentir humano não somente com a linguagem poética, mas nas escolhas editoriais e gráficas: rasgar a capa do livro não é violar o amor, mas afastar a máscara, mostrar o interior: ser todos os instantes. E assim, apesar da cultura contemporânea estar ancorada no individualismo, na fluidez e na efemeridade das relações, a escritora faz com que o leitor vivencie a alteração das coisas pelo seu gesto. Ao alterar a capa do livro, o leitor descobre sobre si: um instante rasgado não retorna à forma anterior. Somos instantes também em matéria de amor.
Para a escritora Cris Guerra, Samantha “é tudo ou nada, como a lei do fogo. E nós, que a lemos, somos consumidos por suas palavras, tornando-nos instantes mais intensos”. Mas, apesar da intensidade, Samantha acredita na arte e na poesia como uma maneira de potencializar as entrelinhas e assim permitir que, apesar das singularidades e das perspectivas particulares de ver o mundo, possamos nos comunicar. “Como a gente vive tempos tão dogmáticos e duros, a poesia é uma forma de linguagem artística que permite essa comunicação”, completa.
Filósofa interessada no amor, na autonomia e no cotidiano
Samantha Buglione é escritora, filósofa e doutora em ciências humanas, autora de diversos livros entre eles Sobre o amor e seus tons: pequeno preâmbulo (Editora Caseira, 2018), O amor e suas vontades: em sete atos e uma advertência (EditoraCaseira,2018), Direito, Ética e Bioética: fragmentos do cotidiano (Lumen Juris, 2010).
Em Florianópolis há mais de 16 anos, a autora aborda temas delicados como o amor, a autonomia e o cotidiano. Também já discutiu teorias de justiça e bioética por meio de contos. Faz uso de ferramentas como a arte, o método científico de Goethe, a ontologia e a estética para escrever e desenvolver atividades práticas de assessoria, consultoria ou dar aula. Possui mais de 20 anos de experiência em educação, gênero e feminismo, resolução de conflitos e advocacy, desenvolvimento humano e assessoria pedagógica.
Nos estudos, dedicou atenção à bioética e à fenomenologia e, mais recentemente, às biografias e ao sentido do cuidar como ato amoroso subversivo. Encontrou na arte a ferramenta emancipatória por excelência e a forma mais acolhedora e objetiva para ajudar no seu trabalho.
Atualmente, também é produtora rural, atividade que lhe ensina a respirar. Essa gama variada de experiências e práticas a permitiu conhecer um universo rico e complexo de narrativas e pessoas. Diversidade que garantiu dar nexo e sentido para a forma como atua. Hoje se dedica àquilo que elegeu como sentido em si: as pessoas e a arte.
Agende-se
Lançamento do livro “Somos instantes” de Samantha Buglione – Editora Caseira
Onde: Letraria Livros – Multi Open Shopping (Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339 – Rio
Tavares, Florianópolis).
Horário: 19h
Quanto: entrada gratuita
Livro: R$ 42,00 [no lançamento]