A terceira edição do festival Fora do Circuito exibe até o dia 7 de maio filmes da região da Escandinávia no auditório Elke Hering, no segundo andar da Biblioteca Universitária da UFSC, em Florianópolis. Os filmes são exibidos a cada duas terças-feiras. No dia 9 de abril, o premiado Festa de Família (Dinamarca, 1998), está em cartaz a partir das 19h. Gratuito.
Vencedor do prêmio do júri de Cannes (1998) e melhor filme de língua estrangeira do New York Film Critics Circle Awards, o drama dirigido por Thomas Vinterberg conta a história de Henning Moritzen, patriarca que reúne a família para comemorar seus 60 anos em grande estilo: festa em hotel de luxo. Mas uma revelação feita por seu filho arruína a celebração.
A obra é a primeira do movimento Dogma 95, criado por Thomas Vinterberg e Lars von Trier em 1995, que estabelece um conjunto de dez regras (“the vow of chastity“, ou, em português, “o voto de castidade”), para a realização cinematográfica.
Longe do mainstream
Fora do Circuito é um projeto de exibição gratuita de filmes fora do circuito comercial de cinema. A primeira edição foi em 2018. O propósito é exibir filmes de diversos países e com temáticas e linguagens variadas. Os filmes são selecionados dentro de festivais temáticos. O ingresso é gratuito e por ordem de chegada.
Programação
23/4 – A Garota da Fábrica de Caixa de Fósforo (Finlândia, 1990, 71 minutos)
7/5 – Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência (Suécia, 2014, 100 minutos)