Já está no ar a Revista Gulliver, plataforma digital de cultura de SC: www.revistagulliver.com.br. Um portal para contar e compartilhar histórias. Um espaço para falar de arte, para reverberar a produção cultural do Estado, para ser crítico, para receber críticas. A iniciativa é de Carol Macário, jornalista de Florianópolis com trajetória em jornalismo cultural.
A proposta surgiu para preencher uma lacuna na cobertura de assuntos culturais, uma vez que os principais jornais de Santa Catarina extinguiram os cadernos especializados no tema. Jornalismo cultural é uma das editorias de maior índice de leitura no Brasil e no mundo, pois informa, possibilita o encontro de quem produz com quem frui e entretém. Sua base — a produção cultural — nunca foi tão grande e diversificada como hoje, como também tão invisibilizada e mal compreendida.
A Revista Gulliver pretende dialogar com as questões contemporâneas, difundindo a agenda, mas também retomando a análise e a crítica, entendendo que é parte da função do jornalismo informar e educar. Propomos narrativas possíveis, que conectem histórias de personagens da cidade e do Estado, artistas e criadores à população, comunicando a produção artística e intelectual para além da indústria cultural. A produção acadêmica na área de ciências humanas também tem espaço.
O nome é uma alusão ao clássico Viagens de Gulliver, publicado em 1726. O autor, o irlandês Jonathan Swift (1667 – 1745), foi um crítico mordaz da sociedade e política do seu tempo e sua obra é considerada um dos marcos do jornalismo cultural. Assim como o personagem Lemuel Gulliver, nosso propósito é explorar potenciais utopias.
Literatura, artes visuais, cinema, música
A equipe é formada pela jornalista Carol Macário (editora e repórter), a historiadora e videomaker Fernanda Ozório e o jornalista e videomaker Juliano Nunes, da Volo Filmes & Fotografia. Entre os colaboradores estão a crítica de arte, curadora e pesquisadora Kamilla Nunes, que assina coluna sobre artes visuais; a jornalista e escritora Patrícia Galelli, autora de colunas mensais de literatura; o jornalista e crítico de cinema Andrey Lehnemann, autor de críticas de cinema. Também estão previstas colunas mensais sobre a produção audiovisual catarinense, sobre questões indígenas, pesquisas acadêmicas na área de ciências humanas e novidades em tradução.
Atualmente a Revista Gulliver está pré-incubada no CocreationLab – ACI.
Sobre Carol Macário: jornalista desde 2005, pós-graduada em antropologia, trajetória como repórter e editora nos principais jornais de Santa Catarina. É especialista em jornalismo cultural. Repórter premiada nacionalmente. Única jornalista brasileira contemplada com a bolsa Gabriel García Márquez de Periodismo Cultural (2017), realizada na Colômbia. Já morou na Irlanda (dois anos), Espanha (um ano) e Índia (seis meses). Atua como jornalista freelancer para jornais de todo o Brasil, com assessoria de imprensa e com projetos de comunicação digital.