Sem verba para festival, FITA Floripa promove colóquio de teatro de sombras e objetos

Compartilhe

Espetáculo “Años Luz”, da Cia Luz, Micro y Punto. Foto: Divulgação

Um dos festivais de teatro mais legais de Santa Catarina, o FITA Floripa, não terá edição em 2018 por falta de verba. Como arte é resistência, a organização do evento promove o 3º Colóquio Internacional FITA, entre os dias 11 a 14 de junho em Florianópolis.

Na programação estão espetáculos e um cronograma de atividades formativas, que compreendem palestras, mesas de conversa, sessões de comunicação com publicação de anais e oficinas. O evento é dedicado à área do Teatro de Animação e tem como propósito disseminar as técnicas e pesquisas realizadas na temática, reforçando a discussão e o aprendizado de elementos que compõem o universo desta linguagem teatral.

Nesta terceira edição, o Colóquio adota como proposta temática “O Teatro de Sombras e o Teatro de Objetos” e tem como foco potencializar o espaço de troca de conhecimentos, proporcionando o intercâmbio entre artistas, pesquisadores, comunidade acadêmica e comunidade em geral.

Cinco companhias teatrais da Espanha, França e Brasil participam de dez apresentações artísticas que exploram as sombras e os objetos. Além disso, os artistas e pesquisadores também dividirão seus processos em mesas de conversas que acontecem durante os quatro dias do Colóquio. Soma-se ainda às atividades, oficinas e palestras com importantes teóricos da área, como a diretora Sandra Vargas (Grupo Sobrevento / SP) e os professores doutores Felisberto Sabino da Costa (ECA – USP/SP), Gilson Moraes (UFRJ), Fabiana Lazzari e Valmor Nini Beltrame (UDESC).

Espetáculo “E”. Foto: Divvulgação

O Colóquio Internacional nasceu a partir do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação. Com onze edições realizadas, o FITA foi idealizado para que o público catarinense pudesse prestigiar espetáculos de formas animadas e, ao mesmo tempo, para atender aos anseios dos grupos teatrais, pesquisadores e estudantes, propiciando a eles um espaço de formação e visibilidade.

A 12ª edição do Festival não acontecerá em junho deste ano, como previsto no cronograma de execução, mas a coordenação do evento segue na busca de recursos financeiros que possam viabilizá-lo para o segundo semestre deste ano.

Programe-se
11 de junho
SóFridas – Trip Teatro (Rio do Sul/SC)
20h, no SESC Prainha – Gratuito

Tudo Vira Dança – Essaé Cia. (Joinville/SC)
13h até 14h / 15h até 16h – Sala Aroeira (Centro de Cultura e Eventos UFSC)

12 de junho
Años Luz –Cia. Luz, Micro y Punto (Espanha)
20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).
Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Tudo Vira Dança – Essaé Cia. (Joinville/SC)
13h até 14h / 15h até 16h – Sala Aroeira (Centro de Cultura e Eventos UFSC)

13 de junho
E.N.T.R.E. – Cie Théâtre d’images (França)
16h e 20h, no Auditório Guarapuvu (Centro de Cultura e Eventos UFSC)
Gratuito

14 de junho
O Príncipe Feliz –Cia. Libélulas (Florianópolis/SC)
16h, no SESC Prainha – Gratuito

E.N.T.R.E. – Cie Théâtre d’images (França)
20h, CEART / UDESC –Gratuito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *