Eu Sou de Lá, de Sansara Buriti, na programação desta quarta do Curtas Funcine
Estreia nesta quarta-feira (17) o Curtas Funcine, programa que exibirá filmes produzidos em Florianópolis nos canais da TV Câmara Florianópolis. Crisálida, de Serginho Melo e Alessandra da Rosa Pinho (piloto da série atualmente no catálogo da Netflix); O Jardineiro e o Pirata, de Patrícia Monegatto e Stella Bloss; Eu Sou de Lá, de Sansara Buriti; e Documentário, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, abrem a programação a partir das 19h. Para assistir, é só sintonizar no Canal 61.4 da TV Digital, Canal 16 da Net ou o canal da Câmara Municipal de Florianópolis no YouTube.
O programa irá ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 19h, e exibirá uma seleção de quatro a seis curtas-metragens do acervo do Funcine (Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis), o mais antigo do país. A cada semana, um realizador convidado participa. Nesta quarta (17), os convidados são os realizadores de Crisálida, Serginho Melo e Alessandra da Rosa Pinho, primeira série catarinense a entrar para o catálogo da plataforma Netflix.
O Funcine atualmente tem mais de 40 filmes em seu acervo, produzidos ao longo de oito edições do edital de cinema Prêmio Armando Carreirão, um dos principais instrumentos de apoio à produção audiovisual na Capital.

— São filmes que mostram muito da cultura e das tradições regionais de Florianópolis, assuntos que a população já ouviu falar. Será uma experiência interessante poder assistir a um filme que te representa — diz Carolina Borges de Andrade, presidente do Funcine.
Parceria inédita com a TV da Câmara Municipal
A parceria entre o Funcine e a TV da Câmara Municipal de Florianópolis veio em boa hora, já que a entidade ainda não tem um canal de streaming e, com a pandemia e necessidade de distanciamento social, eventos foram cancelados e salas de cinema e cineclubes fechados. Para a TV legislativa, trata-se de uma transmissão inédita: será o primeiro programa do canal para além das transmissões das sessões plenárias dos vereadores.
— A maior parte dos filmes e documentários do acervo do Funcine é de curta-metragem, obras que em geral não têm janela de exibição a não ser nos circuitos de festivais e sessões especiais de cineclubes — diz Carolina.
Sete filmes para conhecer o acervo do Funcine e a produção audiovisual de Florianópolis
Acompanhe os canais da TV Câmara para ficar por dentro da programação. Além das exibições nas quartas-feiras, o programa Curtas Funcine terá reprises ao longo da semana.
Documentários
Documentário, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting
A obra faz referência ao gênero documentário e também ao primeiro curta feito pelo catarinense Rogério Sganzerla, um dos mais importantes cineastas do Brasil. Conta com depoimentos de Arrigo Barnabé, Gilberto Gil e Jorge Mautner, entre outros.
Cascaes Documentarista, de José Rafael Mamigonian
Doc produzido a partir dos instrumentos de pesquisa originais de Franklin Cascaes.
Ficção
O Travesseiro de Penas, de Jefferson Bittencourt
Obra produzida a partir do conto do escritor uruguaio Horácio Quiroga.
Isto não é um Filme, de Lóli Menezes
Filme sobre grupo que precisa inventar um projeto para um edital de cinema.
Crisálida, de Alessandra da Rosa Pinho
O curta é o piloto que deu origem a série em exibição na Netflix
Qual Queijo Você Quer, de Cíntia Domit Bittar
O curta foi premiado no Festival Biarritz Amérique Latine, o maior festival de cinema latino americano na França.
Animação
Bruxas atacam Pescador, de Érico Patrício Monteiro
A obra é uma adaptação de conto de Franklin Cascaes