Mais pertinente que nunca, a segunda edição da TRANSFORMA – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, começa nesta quarta-feira (15/5) colocando nas telas e nas rodas de debate produções sobre sexualidade e gênero. O evento ocorre até o dia 17 com sessões no Cinema do CIC, na Capital, e no dia 18 vai para as ruas do Centro Histórico da cidade com projeções de curtas-metragens na Av. Hercílio Luz e na Rua Victor Meirelles. Toda a programação é gratuita.
O festival terá mostra competitiva e filmes convidados. A abertura na quarta-feira será com o longa Bixa Travesty, documentário dirigido por Kiko Goifman e Claudia Priscilla. Outro destaque é o Divinas Divas, dirigido pela atriz Leandra Leal. O evento também promove uma série de atividades paralelas como shows e rodas de conversa.
O festival é uma produção da BAPHO Cultural, produtora com pauta LGBTT.
—O cinema do gênero e da sexualidade aproxima figuras excluídas por tanto tempo dentro da classe artística, encontrando na TRANSFORMA a transfiguração do fazer artístico nacional e estadual — diz Arthur Gomes, que assina a produção com Thomas Dadam.
A TRANSFORMA tem o apoio da Associação de Direitos Humanos com enfoque na cidadania de pessoas Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ADEH), entidade importante que dá acolhimento, assessoria jurídica e acompanhamento psicológico.
Programação
Dia 15
16h – Café da tarde da ADEH
18h – Fala de abertura e show de MC Rê Moraes
19h – Mostra Competitiva
21h – Longa de abertura: Bixa Travesty
Dia 16
14h – Abertura do Lounge
15h – Roda de Conversa: (Panorama do Cinema Brasileiro Contemporâneo e a Situação da Ancine)
17h – Mostra Paralela: Mostra Queerança – Corpos Dissidentes na Infância + debate
19h – Mostra Competitiva
21h – Longa-metragem: Tinta Bruta
Dia 17
14h – Abertura do Lounge
15h – Roda de Conversa (Cinema LGBTI+/Queer)
17h – Mostra Paralela: Mostra 44 – Cinema Lésbico + debate
19h – Mostra Competitiva
21h – Longa-metragem: Divinas Divas
Dia 18
18h – Projeções de curtas-metragens pelo centro histórico (Av. Hercílio Luz (altura da La Kahlo Bodega) e Rua Victor Meirelles (altura Madalena Bar)
20h – Premiação
Agende-se
2ª TRANSFORMA – Festival de Cinema da Diversidade de SC
Quando: 15 a 18 de maio
Onde:15 a 17 no Cinema do CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis) e dia 18 no Centro Histórico de Florianópolis.
Quanto: gratuito