Poeta, performer, ensaísta e pesquisadora Katleho Kano Shoro, da África do Sul, é uma das convidadas
O Festival Internacional de Poesia de Medellín, na Colômbia, chega à trigésima edição em 2020 e dessa vez, a organização convidou nada menos que quase o mundo inteiro. O evento começou no dia 1º de agosto e, em vez de ocupar as ruas da cidade colombiana, pretende chegar à marca de 500 mil espectadores, capacidade da plataforma digital escolhida para transmissões. A programação segue até o dia 10 de outubro. Toda a programação você encontra neste link.
O Festival terá a participação de 200 poetas, artistas, ativistas, escritores e filósofos de 103 países. Uma verdadeira confluência virtual sem precedentes na história da poesia mundial. Estão programadas leituras de poemas, entrevistas, conversas, concertos, painéis, discursos e workshops, além de possibilidade de interação com os poetas e artistas convidados.
Entre os convidados estão autoras e autores reconhecidos e premiados: o irlandês Paul Muldoon, a espanhola Joan Margarit, o polonês Adam Zagajewski, o chinês Jidi Majia, o islandês Sigurbjörg Trastardóttir, o cubano Alpidio Alonso, o sul-africano Zolani Mkiva, o nigeriano Ayo Ayolola-Amale e os colombianos Gabriel Jaime Franco, Lucía Estrada, Lucía Estrada, Rómulo Bustos, Jotamario Arbeláez e Carlos Vásquez, entre outros.
Por meio da variedade de países, idiomas, estilos, poesia, raças e maneiras de ver e entender o mundo, o público explorará as maravilhas da criatividade e certamente aprenderá um pouco mais sobre o que significa ser humano.
A transmissão dos eventos será ao vivo e pode ser vista nas plataformas digitais do festival e no Movimento Mundial de Poesia (www.wpm2011.org).
A programação e os textos dos poetas convidados podem ser encontrados no site do evento.