O Eranos Círculo de Arte acaba de lança o livro Pô! Ema: poesia de criança, compilado de poemas que nasceram a partir das apresentações de Pô!Ema – criação poética com crianças, uma performance/experiência interativa que mistura teatro, literatura e audiovisual. A obra é assinada por Sandra Coelho e tem ilustrações de Leandro Maman. Pode ser adquirida neste link.
O lançamento do livro também estimulou o coletivo de artistas de Santa Catarina a inserir alunos das escolas Valdemir de Souza e CEI Padre João Pivatto em suas performances, dessa vez em uma experiência virtual. Simultaneamente, pais estão sendo chamados nas escolas para receber o livro.
A participação das crianças nas ações de lançamento é organizada por meio de um grupo no Whatsapp e, claro, respeitando as medidas de distanciamento social. A primeira ação foi realizada com uma chamada de poesia por vídeo, e recebeu como resposta alunos declamando poemas, tirando foto com poesias, ou simplesmente enviando material poético por texto.
O material foi reunido em um novo vídeo, com interação da poetisa Sandra Coelho e também da personagem dona Ema (em animação) comendo os poemas. Nas próximas semanas, outras atividades poéticas serão realizadas com escolas.
O projeto de lançamento do livro Pô! Ema: poesia de criança é produzido pelo Eranos Círculo de Arte, com o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e Brasfrigo através da Lei de Incentivo a Cultura de Itajaí.
Pesquisa interdisciplinar
Eranos Círculo de Arte é um coletivo de artistas formado por integrantes de Itajaí e Balneário Camboriú. O grupo possui formação interdisciplinar que produz e pesquisa arte e suas interfaces entre teatro, teatro de animação, artes visuais, literatura e audiovisual. Desde 2014, o coletivo pesquisa a linguagem do teatro para a primeira infância e a relação entre cena e aparatos digitais.