O Hoje é Dia de Jazz Bebê volta para o Parque da Luz no dia 19 de maio. O saxofonista cubano Élio Silveira é o convidado da segunda edição do ano e vai engrossar o caldo de ritmos latinos, brasileiros e jazz. E o evento terá novidades para crianças: oficinas de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados, interação musical — os pequenos podem levar brinquedos musicais para o parque também — e o Ninho da Leitura, com a Cia Mafagafos. Tudo gratuito, a partir das 14h30min. Em caso de chuva, será transferido para o dia 2 de junho.
Élio Silveira se apresenta com o trio formado por Tiê Pereira no baixo, Paulo Steil na bateria e Fabio Carlesso na guitarra. O repertório será um passeio pela música brasileira, groove e musica latina.
— Reconhecer ritmos brasileiros, para adultos ou crianças, é importante pela identificação e pelo respeito à música do Brasil, muito embora hoje os universos musicais se cruzem muito — diz Tiê Pereira, diretor musical do projeto.
Além das já tradicionais oficinas de
arte, contação de histórias e o jogo educativo Paralelepípedo Poema, esta
edição terá três novas atrações: o Ninho da Leitura, com cenografia assinada
Ana Pi e Pati Leno, e acervo de livros da Cia Mafagafos; a oficina de
construção de instrumentos musicais com materiais reciclados, com o
arte-educador Denilson Antonio — quem quiser pode levar objetos de casa também;
e interação musical com o músico, compositor e educador Marcoliva.
— A gente sempre quis fazer oficina musical. E aí veio a ideia de ensinar a
fazer os instrumentos e também a fazer um som. Nesta edição, as crianças vão
aprender a construir chocalho e tambor. Depois, fica o convite para aprender a
fazer música — explicam os produtores do evento, Arturo Valle Júnior e Marina
Tavares, da Studio de Ideias.
Música para crianças e adultos
O Hoje é Dia de Jazz Bebê começou em 2016. Em 2018, o projeto ganhou ritmo e cinco eventos foram realizados em espaços públicos da Capital, reunindo, no total, mais de 12 mil pessoas. Até o final de 2019, estão previstas quatro edições e um festival. A sugestão é levar canga ou toalha para curtir no gramado e lanches para um piquenique. O evento terá um espaço para food trucks também.
O Hoje é Dia de Jazz Bebê! é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Prefeitura de Florianópolis e conta com parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade. O evento tem apoio cultural da Floripa Airport, do Bistek Supermercados, da Brognoli Negócios Imobiliários, da Eletrosul, do Corporate Park, do Jurerê Beach Village e do Il Campanario. Tem apoio da Associação dos Amigos do Parque da Luz, da Parlenda e da Panorama Escola de Arte. A realização é da Studio de Ideias.
Parque da Luz: memória da cidade
O Parque da Luz é uma área verde bem no Centro de Florianópolis, no alto da Rua Felipe Schmidt e próximo à cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. O espaço de 37,5 mil metros quadrados foi criado graças à conscientização comunitária e ambiental. A ONG Associação dos Amigos do Parque da Luz, criada em 1997, tem uma atuação ativa para salvaguardar e preservar a área de grande valor histórico e paisagístico para a cidade. No local há área de lazer, passeio para pedestres, campo de futebol, viveiro de árvores frutíferas, bancos e mesas, entre outros equipamentos. O Parque é parte da memória da Capital: já foi denominado Colina da Vista Alegre, Morro do Barro Vermelho, Morro do Estreito ou Morro do Vieira.
Programação
– Show de música instrumental com Tiê
Pereira (baixo), Paulo Steil (bateria), Élio Silveira (sax) e Fabio Carlesso
(guitarra)
– Oficinas de Arte
– Jogo Educativo Paralelepípedo Poema
– Contação de Histórias
– Oficina Musical
– Interação Musical
– Ninho da Leitura
– Sorteio de Brindes
Agende-se
Hoje é Dia de Jazz Bebê!
Domingo, 19/5, a partir das 14h30
No Parque da Luz (Alto da Rua Felipe Schmidt, Centro,
Florianópolis)
Gratuito