EDIÇÃO EXTRA!!!!! Lançamento da publicação MEYER FILHO PARA COLORIR!!!

Compartilhe

O Instituto Meyer Filho, por meio das artistas Aline Natureza, Gabi Bresola e Kamilla Nunes, lança a publicação Meyer Filho Para Colorir, com 30 desenhos do artista Meyer Filho. Basta baixar o arquivo e imprimir na sua casa.

***

Meu primeiro contato com a obra de Meyer Filho foi em 2007, durante uma visita ao acervo do Instituto Meyer Filho. Estávamos pesquisando a obra do artista para a exposição “Meyer Filho: Um modernista saído da lira”, que ocorreu no mesmo ano, na Galeria Pedro Paulo Vecchietti. A paixão foi imediata e, quando me dei conta, já estava trabalhando com a Sandra Meyer (filha do artista e presidente do Instituto Meyer Filho) na organização e na catalogação dos “arquivos implacáveis” de Meyer Filho, composto por xerox de documentos, obras e correspondências; documentos pessoais; recortes de jornais e revistas; revistas e periódicos; correspondências com artistas, críticos e galeristas; objetos; coleção de selos etc.

Desde então, Sandra e eu realizamos diversos projetos juntas: exposições, livros, palestras, ações educativas, restauros e muitos, muitos encontros. Desta vez, estamos passando por um dos momentos mais importantes dessa parceria, que é a realização do projeto Meyer Filho 100 anos, que envolve várias ações, entre elas, um livro que está sendo elaborado em conjunto com a artista e editora Gabi Bresola.

Nas últimas duas semanas, fizemos uma imersão nos arquivos do artista para realizar a organização e a edição desse livro, e resolvemos, em parceria com a Aline Natureza, fazer um caderno de desenhos do Meyer Filho para vocês baixarem e colorirem em suas casas durante a quarentena! São desenhos, na sua maioria, da década de 1970, todos feitos a nanquim sobre papel, e que mostram um pouco do universo meyeriano: seres fantásticos, paisagens idílicas, galos, eróticos e casarios.

Gabi Bresola, Kamilla Nunes e Aline Natureza

BAIXE AQUI A VERSÃO COMPLETA E COMECE JÁ A COLORIR!!!

***

COLABORE COM O PROJETO DOS 100 ANOS DE MEYER FILHO!!!

https://www.youtube.com/watch?v=zI89BHm55BY&feature=emb_logo

O Instituto Meyer Filho está organizando um evento especial para marcar os 100 anos de nascimento do artista plástico catarinense Ernesto Meyer Filho (Itajaí, 1919 – Florianópolis, 1991).

A sua colaboração nesse financiamento coletivo permitirá o desenvolvimento do livro dos 100 anos de Meyer Filho, ações educativas, como palestras, cursos e oficinas para professores e estudantes de instituições públicas e privadas de ensino e para o público da Grande Florianópolis.

A livro pretende propiciar à comunidade o acesso à arte e à trajetória desse importante artista catarinense, cujo acervo, formado entre as décadas de 1940 e 1980, apresenta uma perspectiva poética e histórica fundamental para o entendimento do surgimento da Arte Moderna e Contemporânea no Sul do Brasil.

Como contrapartida, oferecemos recompensas especiais para os apoiadores, que vão desde objetos e artigos têxteis com imagens licenciadas das obras a cartazes, gravuras, serigrafias e desenhos originais que compõem o acervo formado pelo artista Meyer Filho.

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Meyer Filho, um dos nomes mais importantes das artes visuais catarinenses, basta acessar o link: http://www.meyerfilho.org.br

Colabore com esse projeto, acesse a plataforma Catarse:

https://www.catarse.me/100_anos_do_artista_meyer_filho_5e02

Kamilla Nunes é artista, curadora independente, crítica de arte e professora, atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação do Ceart/Udesc. Foi gestora do Espaço Embarcação, em Florianópolis [2015 a 2018], curadora do Espaço Cultural O Sítio [2015] e diretora do Instituto Meyer Filho [2010 a 2014]. Integrou o grupo de curadoria de Frestas Trienal de Artes [SESC, 2014, Sorocaba] e idealizou a Rede Artéria em parceria com o artista Bruno Vilela. É curadora do programa de exposições do Memorial Meyer Filho desde 2008 e autora do livro Espaços autônomos de arte contemporânea (2013). Atualmente pesquisa e ministra aulas sobre Arte Brasileira Contemporânea e está desenvolvendo um processo de criação que fricciona campos do conhecimento, como a psicanálise e o materialismo histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *