A Traço Cia de Teatro, grupo com reconhecida trajetória de teatro de rua e pesquisa da linguagem do palhaço, apresenta o espetáculo Estardalhaço nos bairros Saco dos Limões e Ratones, em Florianópolis. Distantes do centro da cidade, as localidades foram escolhidas a dedo e fazem parte do projeto do grupo de ocupar espaços comuns da Capital com arte. Nessa temporada, eles já passaram pelos bairros Chico Mendes (comunidade do bairro Monte Cristo), Tapera, Monte Verde e Vargem do Bom Jesus.
— O encontro é uma celebração do riso. Fomos recebidos com muito carinho e generosidade pelos bairros que já passamos. A montagem de tudo acontece aos olhos do público que vai chegando timidamente perto da lona e logo se entrega à brincadeira — diz Egon Seidler, ator da Traço Cia de Teatro.
Em todos os bairros, o espetáculo é realizado na rua, com números de palhaçaria e música ao vivo, sempre aos sábados e domingos.
— A ideia é, por meio do picadeiro, com os palhaços sob uma lona de chão, resgatar o imaginário do circo às praças, ruas e espaços comuns de convívio — diz Débora de Matos, diretora do espetáculo.
Além disso, explica Débora, a companhia reconhece a importância dos projetos culturais para a auto-estima e reconhecimento de comunidades mais afastadas dos centros das cidades.
Uma história de amor
Em Estardalhaço, dois palhaços estendem sua lona e se preparam para apresentar o maior clássico de todos os tempos. No repertório, a verdadeira história de amor de Leonardo DiCaprio e de sua Julieta, sua vidas e mortes, amores e guerras. Romeu e Julieta de Willian Shakespeare é reinventada com truques, brincadeiras, números cômicos e jogos de improviso. A classificação é livre.
Envolvimento das comunidades
Para facilitar a aproximação com os moradores e identificar os locais para as apresentações, a companhia buscou organizações, projetos, conselhos comunitários e mobilizadores de cada bairro.
— O trabalho e parceria com essas pessoas e coletivos validam a atividade junto aos moradores e os alcança com braços mais largos — diz Egon Seidler, palhaço e produtor do projeto.
O projeto Estardalhaço é realizado por meio do Edital de Apoio às Culturas do Fundo Municipal de Cultura 2018, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Riso em zonas de risco
A companhia de Teatro nasceu no ano de 2001 em Florianópolis e, desde então, investiga a palhaçaria e sua potência de ação em diferentes territórios, como teatros, ruas, hospitais, zonas de risco, comunidades de periferia, junto a áreas e povos em conflito em diferentes estados e países.
Agende-se
Estardalhaço, da Traço Cia de Teatro
13 de abril (sábado), às 16h
Saco dos Limões – Praça Dalva Cardoso
*Em caso de chuva: Arena Consulado – Rua Custódio Fermino Vieira, 20
14 de abril (domingo), às 16h
Ratones – Ratonarte, Feira de Artesanato e Gastronomia – Estrada Geral Intendente Antônio Damasco, 3790.
*Em caso de chuva: mesmo local