Agenda Cultural em Rede da Humana Sebo e Livraria promove conversa sobre plataformas editoriais

Compartilhe

Por Fernando Boppré

As plataformas editoriais têm sido cada vez mais utilizadas por artistas e escritores(as) contemporâneos(as) para viabilizar a pesquisa e a publicação de livros, revistas, zines, panfletos ou outros formatos, incluindo os livros virtuais. O campo das artes visuais, desde a década de 1960, é um manancial de experiências ousadas e capazes de criar espaços alternativos de circulação de ideias e impressos.

Nesta terça-feira (28), às 19h, em live a partir do canal do YouTube da Humana Sebo e Livraria, Regina Melim e Gabi Bresola, ambas artistas e editoras, conversarão sobre plataformas editoriais, em especial, as plataformas por elas geridas, a par(ent)esis e a editora editora.

A ideia é aproveitar também o lançamento do selo editorial da Humana, que ocorrerá em agosto, para discutir possibilidades de publicações independentes e a circulação de ideias impressas e/ou virtuais em distintas plataformas.

A live contarácom a participação especial de Arnaldo Russo, livreiro da Coruja Buraqueira, livraria independente localizada em Laguna, no sul de Santa Catarina. Arnaldo também é editor do selo Sambaqui. A mediação será realizada por Fernando Boppré, criador da Humana Sebo e Livraria e agora coordenador editorial da Editora Humana.

A Humana é um pequeno espaço localizado no Centro de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Em suas estantes possui livros novos e usados selecionados a partir de uma curadoria ética e cuidadosa. A Agenda Cultural da Humana propõe encontros para o debate e a livre circulação de ideias sobre artes, cultura e sociedade, abordando temas fundamentais para o viver junto contemporâneo. A partir de março, com o início da pandemia, a Agenda Cultural passou a ser em Rede com transmissões ao vivo a partir do canal da Humana no Youtube. Após as lives, o registro fica gravado no canal podendo ser acessadas futuramente. 

Conheça as convidadas

Regina Melim é criadora da par(ent)esis, plataforma independente que iniciou seus trabalhos em 2006 para pesquisar, produzir e publicar projetos artísticos e curatoriais no formato de publicações impressas. A plataforma par(ent)esis é um desdobramento de suas atividades como pesquisadora e professora na Graduação e na Pós-Graduação em Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. Dentre suas ações na universidade está a coordenação, junto a Raquel Stolf, do grupo de pesquisa Proposições Artísticas Contemporâneas e seus processos experimentais. Em 2015, também junto a Raquel Stolf, passou a organizar a SALA DE LEITURA SALA DE ESCUTA, projeto que abriga um acervo de publicações impressas e sonoras. Regina Melim publicou em 2008, pela Zahar, o livro Performance nas artes visuais, referência para o estudo da performance no Brasil.

Gabi Bresola é artista. Trabalha na coordenação editorial da miríade edições/editora editora e na plataforma par(ent)esis. É produtora cultural na Ombu Produção e co-organizadora da flamboiã – feira de publicações de artista. Desde fevereiro de 2017 divide com Regina Melim a pesquisa, a produção e a publicação de todos os projetos da par(ent)esis. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Gabi Bresola faz parte do Conselho Editorial da Editora Humana.

Mais informações pelo fone/whatsapp: 49 3316-4566 (Humana Sebo e Livraria).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *