Roda na Escadaria do Rosário celebra o Dia Nacional do Samba em Florianópolis

Compartilhe

Projeto Samba de Terreiro começou em 2017 em Florianópolis. Foto: Sérgio Lds

O Samba de Terreiro Florianópolis volta para o seu local de origem, a Escadaria Rosário, para a edição comemorativa do Dia Nacional do Samba nesta segunda (2). O projeto começou em janeiro de 2017 e hoje é uma referência de movimento cultural. Reúne artistas, produtores e pesquisadores em apresentações ao ar livre que reverenciam a arte e ampusica popular brasilera.

O Samba de Terreiro surgiu na Escadaria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, mas também teve edições na Escaria do Teatro da Ubro. A intenção dos criadores do projeto é a divulgação da memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas, inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930.

Projeto Samba de Terreiro – Foto: Giuliane Gava

Projeto também ensina sobre a história do samba e grandes compositores

As apresentações são para divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola. O público que quiser cantar junto, tem acesso ao caderno das letras através do evento no Facebook.
A realização desta edição do Samba de Terreiro Florianópolis conta com o apoio da Fundação Cultural Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

SAMBA DE TERREIRO FLORIANÓPOLIS 

Quando: segunda-feira, 2/12, das 18h15 às 20h15
Onde: Escadaria do Rosário (Rua Marechal Guilherme, 60, Centro de Florianópolis
Quanto: gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *