Perfomance poética com Nelson Maca transita entre o belo e o bélico

Compartilhe

O poeta, militante do Movimento Negro e professor de Literatura Brasileira em Salvador Nelson Maca apresenta na próxima quarta (13), em Florianópolis, a Arte da Palavra: Na Rota da Rima, uma performance poética fundada na questão da negritude. A apresentação será no Teatro do SESC Prainha, Centro da Capital, e é gratuita.

Ele leva para o palco texto, voz e corpo em simultaneidade na execução de poemas que transitam entre o belo e o bélico. Em seu universo criativo, Nelson Maca encena versos que exploram temas, formatos e ritmos da diáspora africana. A performance dialoga com elementos expressivos da música, do teatro, das artes plásticas e da indumentária negra.

Objetiva e simbolicamente, explora narrativas históricas, reflete sobre as heranças da escravidão e explora relatos e figurações do candomblé, a exemplo da simbologia dos Orixás. Valoriza, ética e esteticamente, a luta contra o racismo, relevando reflexões políticas e raciais, além da autobiografia.

A leitura dos poemas conforma traços de diferentes linguagens faladas, como o rap, o soul, o funk carioca, o dub poetry e o slam poetry, bem como o poema batuque. Embora compacta em sua concepção geral, Na Rota da Rima constrói um substrato em diálogo com a linguagem performada também nos elementos cênicos, sempre centrado no eixo da Negritude. Preparada originalmente para o circuito Arte da Palavra, do SESC, trata-se de um espetáculo de forte identidade negro-baiana.

Maca é fundador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que articula o Sarau Bem Black, o Slam Lonan, o Encontro de Literatura Divergente e a Balada Literária da Bahia. Já participou de várias coletâneas de poesia e lançou o livro de poemas Gramática da Ira. Já se apresentou com Ba Kimbuta, Mano Teko, Ellen Oléria, Vox Sambou, Mariella Santiago, IFÁ Afrobeat, André Sampaio & os Afromandingas, Agô Ingoma, entre outros.
Agende-se
Arte da Palavra: Na Rota da Rima
13/6, 20h
Teatro Sesc Prainha (Travessa Siryaco Atherino, 100 – Centro)
Gratuito (ingressos distribuídos 1h antes, no local da apresentação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *