Doc Povo da Floresta estreia em sessão drive-in no Festival de Cinema Ambiental da Serra Catarinense

Compartilhe

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC) apresenta nesta quinta (11) a estreia mundial de Povo da Floresta, de Rafa Calil. O documentário conta o legado do ambientalista, seringueiro e líder sindical Chico Mendes. A exibição será em sessão drive-in no Centroserra Convention Center, em Lages (SC). No dia 12, será exibido o longa de animação Peixonauta, o Filme, dirigido por Rodrigo Eba, Kiko Mistrorigo e Célia Catunda, também em sessão drive-in. A Rádio Udesc de Lages (106,9 FM) transmitirá o áudio dos filmes durante as sessões. Entre 14 e 20 de setembro, o FICASC exibirá gratuitamente mais de 50 filmes no site oficial do festival.

Filmado na reserva extrativista Seringal Cachoeira, no Acre, o filme conta a história do ambientalista a partir de entrevistas com pessoas que moram no local e também lutaram para que a área fosse legalmente considerada uma reserva. Atualmente é o lar de 28 famílias.

O ambientalista acreditava que confiar apenas na extração de borracha não era sustentável e que os seringueiros precisavam desenvolver sistemas cooperativos que usassem uma variedade de produtos florestais, como nozes, frutas, óleo e fibras, além de construir comunidades fortes com educação de qualidade para seus filhos. Hoje os produtores que vivem na reserva extraem anualmente 30 toneladas de borracha e 30 mil latas de nozes, gerando mais de R$1 milhão por ano.

A reserva Seringal Cachoeira está inserida dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), uma área de 970 mil hectares no estado do Acre. Mais de 10 mil pessoas vivem da coleta de produtos nativos da reserva. Fundada em 1990, a Resex é resultado da pressão popular para garantir a subsistência e sobrevivência dos extrativistas. Sua importância ganhou evidência após o assassinato de Chico Mendes — ele foi morto a tiros no dia 22 de dezembro de 1988, uma semana após completar 44 anos, por ruralistas que perderam a posse da área onde hoje é a reserva extrativista Seringal Cachoeira.

Entrada é um 1 kg de alimento

A entrada das sessões drive-in custa o valor simbólico de 1 kg de alimento não perecível ou produtos de limpezas. Somente pessoas da mesma casa devem permanecer no mesmo veículo e os carros precisam manter distância segura. É obrigatório o uso de máscaras para utilizar os banheiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *