Diego de los Campos e Yoshi Sodeoka abrem a programação de exposições virtuais do Sítio

Compartilhe

Ultraforça 1, de Diego de los Campos. Reprodução

Quando abriu ao público em 2015, O Sítio já tinha uma proposta de expandir o conceito de galeria para além da ideia de obras expostas entre quatro paredes. A pesquisa em novas mídias no contexto das artes visuais trouxe para Florianópolis uma programação bastante singular e inédita. Com as portas agora fechadas em razão do novo coronavírus, o espaço acaba de lançar Além do Sítio, plataforma digital que dá continuidade ao trabalho de exibição de conteúdos artísticos oriundos da intercepção entre arte e novas tecnologias.

Diego de los Campos, artista uruguaio radicado em Florianópolis, e Yoshi Sodeoka, artista japonês que vive em Nova York há mais de 30 anos, abrem a programação de exposições virtuais.

— Desde o começo a ideia era tentar fazer algo que não havia na cidade, um espaço para fluir com novas tecnologias. Tem sido interessante, porque não há na região um lugar que trabalhe com novas mídias e como essas novas mídias dialogam com a arte contemporânea — conta João Aires, curador e gestor cultural do Sítio.

A pausa necessária e recomendada em todo o mundo para frear o avanço do covid-19 acabou por oportunizar a difusão e exibição de trabalhos de artistas de todo o mundo para o público da Capital — e graças à tecnologia.

— Decidimos manter o que já vínhamos fazendo. Temos uma enorme pesquisa de artistas que trabalham com arte e movimento, videoarte e arte digital. A ideia é manter a chama acesa e percebemos que com o wetransfer poderíamos resolver isso — diz Aires.

A cada semana, serão exibidas obras de três artistas diferentes, playlists e artigos sobre arte e tecnologia. No site é também possível ouvir áudios gravados pelos artistas com informações biográficas, sobre o processo criativo e sobre como estão enfrentando a pandemia.

Barbiecue, de Diego de Los Campos

Exposição digital apresenta quatro vídeos que propõem dissoluções de figuras humanas estereotipadas e que sucumbem aos elementos onde estão colocados.

Precipitação, de Diego de los Campos. Reprodução

Garlands, de Yoshi Sodeoka

Três vídeos que fazem parte de uma coleção feita pelo artista japonês radicado em Nova York para o músico brasileiro MYMK, Bruno Sres.

Moontalk. de Yoshi Sodeoka e Bruno Sres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *