Festival Florianópolis Audiovisual Mercosul lança Campanha de Financiamento Coletivo para 2020

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Crédito: Imprensa FAM, divulgação.

Um dos festivais de cinema mais antigos do Brasil, o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a 24ª edição, o #SomosTodosFAMdeCinema. Em 2020, o festival recebeu 832 filmes inscritos e, em razão da dificuldade de patrocínio, convida o público a apoiar e ajudar a realizado do evento.

— Nesses 23 anos, duas gerações de catarinenses tiveram acesso ao que se produziu do cinema latino-americano. Este ano necessitamos do apoio de todos para que possamos realizar mais a 24ª edição — diz Celso dos Santos, idealizador e diretor-geral do FAM.

O FAM é um dos 15 festivais mais antigos do país e sempre, sempre feito com emoção, esforço e convicção da importância do cinema na vida das pessoas. Para 2020, o Festival foi planejado em formato híbrido, ou seja, nas modalidades on-line e presencial, principalmente em tempo real – em plataforma digital, sessão de cinema, debates com realizadores, ações do mercado de coprodução, formação profissional e se os protocolos de saúde permitirem, projeções ao ar livre entre os dias 24 a 30 de setembro. Além disso, após a pandemia estão programadas exibições com palestras em associações de bairro da Grande Florianópolis.

— Estamos fazendo essa campanha para manter o propósito de formação de público, conexão com profissionais da área da América Latina, dando suporte a novos projetos e assim gerando nosso futuro, contribuindo com o bem-estar, a saúde mental de todos com cultura e entretenimento — detalha Tiago Santos, produtor executivo do FAM.

Patrocínios via leis de incentivo paralisados

O FAM foi contemplado com o Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, na linha Arranjos Regionais, fundo de recursos originados pelo próprio setor. A Agência Nacional do Cinema (Ancine), porém, deu início ao processo de contratação há poucos dias e ainda não existe a certeza do recebimento do recurso.

O festival também está apto para captação na Lei Federal de Incentivo à Cultura, já tendo o apoio da Celesc. Diante do cenário de pandemia, no entanto, muitas empresas paralisaram todos os patrocínios via lei de incentivo.

A organização infirmou que se preocupa com a dificuldades que todos estão passando e reforça o compromisso de continuar fortalecendo a cultura, gerando emprego e construindo o futuro. O setor audiovisual também enfrenta grandes dificuldades, por isso os recursos da campanha contemplam a remuneração de todos os colaboradores, selecionadores, palestrantes e todos os filmes selecionados. Os valores de remuneração evoluem conforme as metas atingidas.

— Precisamos nos unir para realizarmos juntos o Festival, com retribuição e valorização dos filmes e dos profissionais envolvidos nesta edição. Contribuindo com a campanha você está contribuindo com a fonte de renda de integrantes de toda a cadeia produtiva do Audiovisual Latino-americano — diz Marilha Naccari, diretora de programação.

Festival de Cinema de Florianópolis

Ao longo de mais de duas décadas, já passaram pela tela do Festival mais de dois mil filmes, trabalho de mais de 100 mil realizadores, técnicos e artistas, apreciados por mais de 300 mil pessoas. Todo esse público também contou com 400 atividades de formação e ações de mercado, gerando novos filmes.

O FAM tem faz parte da vida de 1,5 mil profissionais que integraram a família do Festival nos últimos 23 anos e coloca Florianópolis no mapa do circuito dos Festivais de Cinema Internacionais. 

Como contribuir

Para contribuir com a Campanha #SomosTodosFAMdeCinema, basta acessar este link do Benfeitoria.

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