Lançamento: publicação-audioteca Anecoica.org propõe intersecções entre som, texto e contexto

Compartilhe

O projeto https://anecoica.org foi proposto como parte da pesquisa Processos de escrita / Escutas de processo [articulações entre voz, palavra e silêncio em publicações sonoras], coordenada por Raquel Stolf no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc (2015-2021). Projeto teve a participação das bolsistas IC Manuela Valls & Rachel Lima (publicacão sem nome etc.).

anecoica propõe investigar:

• usos heterogêneos do som e do texto,
• proposições e experiências de silêncio/ruído,
• espaços sonoros, modos e modulações de escuta articulados em proposições artísticas,
• intersecções entre som, texto e contexto, entre silêncios/ruídos impressos e sonoros,
• rumores entre verbetes, listas, transcrições e outros processos de escrita,
• a lista, o verbete e a transcrição como processos de escrita que agenciam a coleção e que dão corpo a uma espécie de arquivo (textual, sonoro, acústico, fonográfico) e à coleção como gesto,
• a coleção como procedimento que concatena uma publicação-audioteca,
• uma audioteca como dicionária.


(a) Hendu
Franciele Favero, 2018
https://anecoica.org/a-hendu/
çonoplaztía
Fabio Morais, 2018
https://anecoica.org/conoplaztia/
Coleção de coisas que o amor comeu
Mia Rodrigues, 2018
Apropriação de trechos da poesia “Os Três Mal-Amados” de João Cabral de Melo Neto.
https://anecoica.org/colecao-de-coisas-que-o-amor-comeu/

Amanhã Pode
Michal Kirschbaum, 2018
Texto-recorte gerado a partir de vídeos de previsão do tempo e de indicadores econômicos.
https://anecoica.org/amanha-pode/

https://anecoica.org
coordenação, site: Raquel Stolf
projeto gráfico (marca e lista-LP): Anna Stolf

equipe (2018): Anna Stolf, Daniela Avelar, Debora Santiago, Fabíola Scaranto, Franciele Favero, Juliana Crispe, Manuela Valls, Michal Kirschbaum, Patrícia Galelli, Priscila Costa Oliveira, Rachel Lima, Silfarlem Oliveira.

participantes (verbetes e/ou lista-LP): Anna Stolf, Carolina Moraes, Cyntia Werner, Daniela Avelar, Fabio Morais, Franciele Favero, Gabi Bresola, Kamilla Nunes e Aline Natureza, Kellyn Batistela, Letícia Cardoso, Manuela Valls, Marcos Walickosky, Matheus Abel, Mia Sejanes, Michal Kirschbaum, Pablo Paniagua, Pamella Araújo, Patrícia Galelli, Priscila Costa Oliveira, Rachel Lima, Raquel Stolf, Silfarlem Oliveira, Tina Merz.

tiragem lista-LP: 500 exemplares

edição: céu da boca e nave (lista-LP)

Kamilla Nunes é artista, curadora independente, crítica de arte e professora, atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação do Ceart/Udesc. Foi gestora do Espaço Embarcação, em Florianópolis [2015 a 2018], curadora do Espaço Cultural O Sítio [2015] e diretora do Instituto Meyer Filho [2010 a 2014]. Integrou o grupo de curadoria de Frestas Trienal de Artes [SESC, 2014, Sorocaba] e idealizou a Rede Artéria em parceria com o artista Bruno Vilela. É curadora do programa de exposições do Memorial Meyer Filho desde 2008 e autora do livro Espaços autônomos de arte contemporânea (2013). Atualmente pesquisa e ministra aulas sobre Arte Brasileira Contemporânea e está desenvolvendo um processo de criação que fricciona campos do conhecimento, como a psicanálise e o materialismo histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *