Conheça o “tabloide”, novo projeto da plataforma par(ent)esis

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A coluna Ttéia dessa semana foi ocupada pela plataforma par(ent)esis para o lançamento de seu mais novo projeto, o “tabloide”. A participação inaugura a sequência de lançamentos com A democracia é apenas uma promessa formal e distante?, de Marina Dubia, um trabalho que  integra a série “Perguntas para o povo brasileiro” em que a artista utiliza discursos de posse de políticos brasileiros transformando afirmações em questionamentos. A publicação é gratuita e já está disponível para vocês, boa leitura!

A par(ent)esis é uma plataforma independente criada em 2006 por Regina Melim para pesquisar, produzir e publicar projetos artísticos e curatoriais. Surgiu em Florianópolis, a partir de sua atuação como professora do Centro de Artes da Udesc e de suas pesquisas sobre espaços impressos. Nesses anos, tem publicado principalmente trabalhos de artistas que investigam e experimentam processos de escrita.

Em 2020 foi criado o tabloide, uma coleção formada por textos de Daniela Castro, Elilson Gomes do Nascimento, Júlia Rocha, Lívia Aquino, Luana Navarro e Marina Dúbia. Artistas que já desenvolvem seus textos atrelados com ações de leitura, performance, instalação ou exposição. Como o projeto foi concebido antes da pandemia, a ideia inicial consistia em imprimir 500 exemplares no papel jornal, sendo que parte da tiragem seria distribuída gratuitamente ao público, no dia de sua apresentação. 

Os conteúdos dos textos são como reações imediatas decorrentes de experiências que nos engasgam nesses tempos e situações em que somos submetidas/os diariamente, e que pedem urgência para serem publicados, lidos em voz alta e colocados em circulação. Com a impossibilidade da leitura coletiva em encontro presencial, o projeto foi redesenhado para existir nesta nova condição: uma publicação digital.

Mesmo sendo um pdf — como tantos que estão circulando em nossas redes — ele foi planejado e preparado como todas as outras publicações da plataforma, tendo o projeto gráfico de Pedro Franz e coordenação editorial de Gabi Bresola e Regina Melim. Ao todo, seis edições serão lançadas quinzenalmente no site da par(ent)esis.

A participação na Coluna Ttéia inaugura a sequência de lançamentos do tabloide com A democracia é apenas uma promessa formal e distante?, de Marina Dubia. O trabalho integra a série “Perguntas para o povo brasileiro”, em que a artista utiliza discursos de posse de políticos brasileiros transformando afirmações em questionamentos. A escrita parte da apropriação e edição dos textos transcritos e depois tem inserção de pontos de interrogação no final de todas as frases. 

A democracia é apenas uma promessa formal e distante? teve origem a partir dos dois primeiros discursos de Jair Bolsonaro como Presidente da República. Em um exercício de resistência ao grito impulsivo, o texto expõe as fissuras em seu discurso quando vertido em perguntas que podem se desdobrar em uma consciência cívica fundamentada e crítica.

Este primeiro texto, tabloide #1,  já está disponível na íntegra para leitura e circulação no site da par(ent)esis e aqui na Revista Gulliver.

Os próximos lançamentos serão divulgados no Instagram da par(ent)esis.
Em quinze dias teremos o lançamento do tabloide #2, escrito por Luana Navarro.

Kamilla Nunes é artista, curadora independente, crítica de arte e professora, atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação do Ceart/Udesc. Foi gestora do Espaço Embarcação, em Florianópolis [2015 a 2018], curadora do Espaço Cultural O Sítio [2015] e diretora do Instituto Meyer Filho [2010 a 2014]. Integrou o grupo de curadoria de Frestas Trienal de Artes [SESC, 2014, Sorocaba] e idealizou a Rede Artéria em parceria com o artista Bruno Vilela. É curadora do programa de exposições do Memorial Meyer Filho desde 2008 e autora do livro Espaços autônomos de arte contemporânea (2013). Atualmente pesquisa e ministra aulas sobre Arte Brasileira Contemporânea e está desenvolvendo um processo de criação que fricciona campos do conhecimento, como a psicanálise e o materialismo histórico.

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