“O Bem Amado”, tirania e poder: obra de Dias Gomes é tema de projeto teatral em SC

Compartilhe

O curso de Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está desenvolvendo um projeto para a obra O Bem Amado, de Dias Gomes. A proposta, realizada em período de isolamento social, pretende a montagem e a apresentação do texto em vídeo.

Escrita em 1962, a obra foi adaptada para a televisão 11 anos e virou um clássico nas telenovelas brasileiras. Conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que constrói um cemitério na cidade de Sucupira e planeja a morte dos habitantes para poder inaugurar o lugar. A trama segue extremamente atual: ironiza a política nacional e fala sobre poder e tirania.

Dentre os objetivos do projeto estão investigar as conexões entre a linguagem teatral, linguagem das histórias em quadrinhos, charges e linguagem do teatro de figuras. Para ser desenvolvido, conta com a participação de alunos da graduação e pós-graduação do Teatro. A ideia inicial, antes da pandemia do novo coronavírus, era de uma maior participação do público nas apresentações.

No planejamento original, a peça teria dezesseis apresentações feitas entre os meses de junho e setembro de 2020, nos fins de semana e dentro do Campus da Udesc. Com as medidas de isolamento social, os processos de pesquisa e ensaio foram adaptados por meio de encontros virtuais. Nessas reuniões, os participantes fazem a leitura do texto e discutem ideias de encenação, além da elaboração das figuras e cenários necessários. A partir disso, surgiu a ideia de expandir o espetáculo para o formato vídeo.

— A imprecisão acerca de quando poderemos voltar a ensaiar presencialmente e apresentar para o público faz com que a gente se reinvente a todo instante — afirma Paulo Balardim, professor de Teatro e coordenador do trabalho.

Estudos de personagem feitos pelo ilustrador Eloar Guazzelli Filho

Os desafios do projeto agora são os ensaios virtuais: às vezes ocorrem problemas de conexão, defasagem na recepção do áudio, distorções de voz. Além da falta de contato físico que, numa cena, serve como acionador de ações e intenções dos personagens.

Atualmente os integrantes estão no processo de organização da estrutura e adaptação da peça e nos ensaios virtuais. Os personagens e cenários estão sendo desenhados pelo ilustrador Eloar Guazzelli Filho.

Ainda não há previsão de lançamento do vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *